quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um escritor de histórias e curiosidades


“A Ilha de Santa Catarina é o paraíso do Brasil” falou o escritor Nereu do Vale Pereira ao ser questionado sobre qual frase resumiria Florianópolis para ele.

O estudioso sobre a Ilha de Santa Catarina tem 18 livros publicados sendo que cinco deles estão disponíveis para a compra na feira. Todas as publicações falam sobre a história da capital catarinense. Um de seus principais livros intitula-se “Descortinando as 100 Belas Praias de Florianópolis” e nele estão descritas cada uma das praias da Ilha, explicando seu nome, dimensões, origem e curiosidades geográficas.

O escritor, que já foi professor da UFSC e UDESC, contou que enviou uma proposta de projeto de lei para a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina sugerindo a troca do nome Florianópolis - que foi dado em homenagem a Floriano Peixoto após Revolução Federalista - para Açorianópolis. “Não mudaria a sonoridade e o nome estaria integrado à história, afinal, fomos colonizados por açorianos. Floriano mandou matar os moradores da ilha” enfatiza ele.

Nereu disse também que no passado, Florianópolis - que já se chamou Desterro - teve outra sugestão de nome: Ondina, que quer dizer a cidade das ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual livro te marcou?

O Blog produziu, durante a Feira, uma série de pequenas entrevistas com amantes da leitura que falam sobre os livros que marcaram suas vidas.

E você, leu um livro marcante? Comente aqui e nos dê a dica.