sábado, 9 de maio de 2009

Aliflor projeta a "Casa do Poeta"

Pascale mostra alguns de seus livros ao lado da escritora Milka Plaza


Fundada em abril de 2001, pelo escritor Vicente Gabriele Pascale, a Associação Literária Florianopolitana luta para cravar raízes no solo cultural catarinense, com a valorização dos autores locais.

Considerada um ícone da literatura do Estado, a Aliflor é integrada por 30 escritores da Ilha, que mantém uma banca literária na Praça XV de Novembro, no centro da capital, e promovem saraus e recitais de poesia. Para associarem-se os autores pagam somente R$ 10 por mês.

O professor Pascale, como é carinhosamente chamado pelos colegas, presidiu a entidade por sete anos, desde sua fundação. Em seguida, foi nomeado Presidente de Honra Vitalício da Associação, quando passou o cargo para a escritora Janice Bittencourt Pavan.

O grande sonho

Marchando para uma década de atividade, a Aliflor ainda não conseguiu apoio para o seu maior sonho: A construção da Casa do Poeta e do Autor Literário Florianopolitano. “Sempre quisemos construir um local que fosse um foco de cultura e achamos que a maneira mais fácil de conseguir isso era através de uma Associação forte”, conta Pascale.

O projeto foi encaminhado para o Governo do Estado, mas apesar do incentivo de alguns parlamentares e lideranças ainda não saiu do papel. “O objetivo é congregar as mais diversas associações e autores em único lugar, onde possam promover eventos, vender livros, fazer sessões de autógrafos e interagir com os leitores”, explica Janice Pavan.

Os escritores acreditam que a Casa irá promover os trabalhos da terra e dar mais visibilidade para as produções independentes. “Temos que divulgar, porque as livrarias não expõem o nosso trabalho”, lamenta a presidente.

“A literatura é o alimento principal da cultura e precisa ser apoiada”, finaliza Vicente Pascale.

Foto: Eli Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual livro te marcou?

O Blog produziu, durante a Feira, uma série de pequenas entrevistas com amantes da leitura que falam sobre os livros que marcaram suas vidas.

E você, leu um livro marcante? Comente aqui e nos dê a dica.