segunda-feira, 11 de maio de 2009

“13 Cascaes” na lista do Vestibular da UFSC/2010


A Fundação Cultural de Florianópolis – Franklin Cascaes está presente na Feira do Livro e, destaca-se por mostrar principalmente a cultura da capital. Por meio de incentivo público, procura resgatar, preservar, promover e divulgar as manifestações culturais, tradicionais e contemporâneas da ilha.

A entidade possui uma editora que divulga os títulos de autores que tem ligações com a história da cidade. Dentre os inúmeros livros que estão expostos no estande da fundação destaca-se Ruas de Florianópolis (Nicolich), Memórias de Florianópolis (Eliane Veigas), Livros de Othon Gama D’Eça, além dos Roteiros da Cidade.

O grande destaque, segundo Eliane Vieira, bibliotecária responsável pelo espaço, é o livro “13 Cascaes”, que será tema do vestibular da UFSC/2010. Escrito por treze escritores da cidade para comemorar o centenário de nascimento de Franklin Cascaes, o livro é uma coletânea de contos onde cada um está ligado por um elemento comum e difere dos demais já publicados pela editora, já que procura resgatar tanto a memória local quanto registrar a literatura e a arte contemporânea.

Dentre os “treze” estão Adolfo Boos Jr., Amilcar Neves, Eglê Malheiros, Fábio Brüggemann, Flávio José Cardozo, Jair Francisco Hamms, Júlio de Queiroz, Maria de Lourdes Krieger, Olsen Jr., Péricles Prade, Raul Caldas Filho, Salim Miguel e Silveira de Souza, com depoimento de Gelci José Coelho (Peninha), ilustrações de Tércio da Gama e edição de Dennis Radünz.

Consta da programação da feira para o dia 14, das l8h30 às 20h um “diálogo” com autores do livro no palco do evento.

A fundação é um centro de referência cultural de Florianópolis e está sediada desde 2000 num espaço tombado como patrimônio histórico, o Forte de Santa Bárbara, na Rua Antônio Luz, 260, no centro.

Um comentário:

Qual livro te marcou?

O Blog produziu, durante a Feira, uma série de pequenas entrevistas com amantes da leitura que falam sobre os livros que marcaram suas vidas.

E você, leu um livro marcante? Comente aqui e nos dê a dica.